segunda-feira, 23 de junho de 2008

Alea jacta est

Um destes dias andava eu perdido na net quando click aqui, click acolá fui parar a um site/blog que falava sobre monetização de sites/blogs passo a redundância. Para mim esta palavra "monetização" era completamente desconhecida, mas após algumas pesquisas na net fiquei a saber o que significa. É um jargão dos web masters que significa rentabilizar financeiramente uma página, site ou blog. A fórmula parece fácil, criam-se uns blogs, fala-se (escreve-se) sobre um determinado assunto, colocam-se uns anúncios Adsense, uns banners, umas publicidades e depois é só esperar que os internautas "esbarrem" com os nossos blogs e cliquem nestes links, que consequentemente pingam uns cêntimos na nossa conta. Quantos mais sites/páginas criarmos e quanto mais altas elas estiverem no rank do Google ou outros motores de pesquisa mais rentáveis elas vão ser. Não é bem assim e é...

Na realidade é assim, mas a grande questão é esta. Como atrair visitantes às nossas páginas?

Bem, distribuir panfletos não me parece uma boa solução, por isso o melhor mesmo é criar conteúdos com qualidade e fazer com que outras páginas bem cotadas no Google Rank linkem para as nossas páginas por forma a também elas subirem. A melhor forma segundo parece é criar conteúdos específicos para nichos de mercado, porque de assuntos muito procurados já está a net cheia. Então é preferível por exemplo ter 2.000 visitantes que se interessam pelo nosso conteúdo do que ter 30.000 visitantes que entram na página e saem 10 segundos depois porque o conteúdo da mesma é inócuo, desactualizado ou fútil. O que acabo de dizer é um puro contra-senso em relação ao que estou a fazer. Eu explico, sobre o assunto central deste blog já existem vários milhares na net em varias línguas, ou seja, a concorrência a atrair internautas para páginas com este assunto é gigantesca por isso não estou a criar muitas expectativas em relação à sua monetização, mas vou aproveitar este espaço para servir de "O Meu Diário" nesta minha nova aventura. Resolvi entrar neste mundo da chamemos-lhe "Blogosfera Comercial" porque me parece uma ideia genial. Tenho consciência que não vai ser tarefa fácil, mas ainda assim tinha que tentar, e é o que estou fazer.

Há já muito tempo atrás, li ou ouvi, já não me lembro ao certo uma curiosidade muito interessante de que nunca mais me esqueci e que tenho procurado pôr em prática mas nunca tinha surgido oportunidade. Não sei se é 100% verdade mas aqui fica.

Durante a febre do ouro americana quem é que mais lucrou?
- Os garimpeiros? - Não.

Supostamente e segundo esta teoria que ouvi, quem mais lucrou durante a febre do ouro americano foram os proprietários das lojas de "Hardware" ou drogarias se preferirem e os comerciantes do valioso metal.
Porquê ? Porque eles é que vendiam pás, picaretas, crivos, etc. Os comerciantes do ouro é que ditavam os preços, especulavam, e ficavam com a maior fatia.

Esta teoria parece aplicar-se ainda sobremaneira aos dias de hoje e à Internet muito particularmente, senão vejamos. Quem ganha dinheiro com a Internet ? A maior fatia com certeza vai para Web Masters, programadores, detentores de servidores (alojamento) etc. A grande maioria das empresas por serem pequenas não têm ninguém especializado nesta matéria (falo das PMEs) e por isso mesmo têm que recorrer a empresas especializadas para a criação de páginas web, lojas on-line, campanhas publicitárias on-line, mailing lists etc.

Ou seja, tal como na febre do ouro no Sec. IXX também hoje em relação à Internet (e muitas outras actividades) ganha dinheiro quem fornece as ferramentas.

Foi por isso que resolvi "abraçar" esta ideia. Não vai ser fácil, mas nada que valha a pena é.

As minhas maiores dificuldades prendem-se com a minha "ignorância" neste mundo. Nada sei de criação de páginas, html, java, RSS, flash, mas tenho vontade de aprender e já dei os meus primeiros passinhos, criei já 4 blogs. É fácil, é barato e dá tostões!

Podem espreitar os meus primeiros blogs:

- algarve4u.blogspot.com - Dicas para Férias no Algarve (inglês)
- demenciaagranel.blogspot.com - Ideias malucas das minhas insanidades temporárias
- tudonegro.blogspot.com - Depressão na primeira pessoa
- porquinhomealheiro - Blog sobre a minha caminhada na rentabilização de sites

Comecei o primeiro blog a semana passada, e a minha conta Adsense já não está a zeros !

Alea jacta est!

2 comentários:

Catherina Sanders disse...

Li o seu texto.... E gostaria de saber como faz para divulgar os blog's. É que tenho um blog pessoal que quero divulgar bastante, pois lá mostra o meu primeiro "bebé". Que precisa de publicidade.
Se me puder ajudar, agradecia.

Catherina Sanders

Games4Alien disse...

Venham experimentar um dos melhores sites de jogos em flash de toda a rede:
http://www.games4alien.com